segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Válvulas direcionais solenóide 



A função das válvulas direcionais pneumáticas 4V210-08 é de permitir, orientar ou interromper um fluxo de ar. Por distribuir o ar aos elementos de trabalho, são conhecidas também como válvulas de distribuição.
Constituem os instrumentos de comando de um circuito. Também são utilizadas em tamanhos menores como emissoras ou receptoras de sinais para o comando das válvulas principais do sistema, e ainda em funções de tratamento de sinais.
Duas das principais características que possibilitam sua classificação são o número de vias e o número de posições, definidos a seguir Vias: Denominamos assim o número de bocais de conexão do elemento de distribuição. Podem-se ter válvulas de 2, 3, 4, 5 ou mais vias. Não é possível um número de vias inferior a dois. Posições: refere-se ao número de posições estáveis do elemento de distribuição. As válvulas mais comuns possuem 2 ou 3 posições, apesar de alguns modelos particulares possuírem mais. Não é possível um número de posições inferior a dois.

As válvulas direcionais são definidas conforme o número de vias e o número de posições da seguinte forma:

N° Vias / N° posições
Exemplos:
3/2 três vias / duas posições 3V210-08 rosca 1/4" ou 3V110-06 rosca 1/8"
4/2 quatro vias / duas posições
5/2 cinco vias / duas posições   4V210-08 rosca 1/4" ou  4V110-06 rosca 1/8"

O símbolo representa a função da válvula solenóide 4V e sua forma de acionamento e/ou reação. Não representa de forma alguma a válvula do ponto de vista construtivo. O símbolo é composto por duas partes bem definidas: Um bloco central, onde são identificadas as posições estáveis do elemento de comutação e as vias de conexão para cada posição, e de dois blocos extremos que representamos modos de atuação ou comandos.





link do catalogo completo na foto
VÁLVULA PNEUMÁTICAS SOLENOIDE

1. Cada posição da válvula 4V é representada por um quadrado. 
Haverá tantos quadrados adjacentes quantas posições de distribuição houver na válvula. 

2. Os bocais são representados por traços unidos ao quadrado correspondente à posição normal de repouso da válvula.

3. As vinculações entre os bocais são representadas por linhas e setas, indicando o sentido de circulação. Os bocais fechados são representados por linhas transversais. Tais representações são feitas para cada posição.

4. As canalizações de escape são representadas por um triângulo, podendo ser:

b) Escape com possibilidade de conexão (orifício com rosca).
O símbolo é completado com os esquemas correspondente pelo qual é obtida a comutação das suas posições. Existem diferentes tipos de comandos: musculares ou manuais, mecânicos, pneumáticos, elétricos e eletropneumáticos.
Válvulas 2/2

Pertencem a este grupo todas as válvulas pneumáticas 4V210-08 de fechamento que possuem um orifício de entrada e outro de saída (2 vias) e duas posições de comando. São utilizadas somente nas partes dos equipamentos pneumáticos onde não é preciso efetuar a descarga do sistema alimentado pela 

mesma válvula; atuam somente como válvulas 4V de passagem. Podem ser normalmente fechadas ou abertas, dependendo se fecham ou habilitam a passagem respectivamente na sua posição de repouso.

Válvulas 3/2 3V210-08
Além de alimentar um circuito, permitem a sua descarga ao serem comutadas. Também podem ser normalmente fechadas ou abertas.
Válvulas 4/2
Possuem quatro orifícios de conexão, sendo um para alimentação, dois para utilizações normais e um para escape, sendo este último comum para ambas às utilizações. Operam em duas posições de comando, sendo que para cada uma delas só uma utilização é alimentada, enquanto que a outra é conectada ao escape; esta condição é invertida ao se comutar a válvula.

Válvulas 5/2 4V210-08

A válvula pneumática possui cinco orifícios de conexão e duas posições de comando. A diferença em relação à 4/2 é que possuem dois escapes que correspondem um para cada utilização. Isto possibilita entre outras coisas, controlar a velocidade de avanço e retorno de um cilindro de maneira independente.

Válvulas de 3 posições

As funções das extremidades das válvulas de três posições são idênticas às de duas posições, todavia a diferença é que estas incorporam uma posição central adicional. Esta posição poderá ser de centro fechado, centro aberto ou centro sob pressão. Um centro aberto permite a interrupção intermediária de um atuador de maneira livre, uma vez que ambas as câmaras ficam conectadas ao escape nesta posição. Um centro fechado, ao contrário, permitirá uma interrupção intermediária, porém o cilindro ficará bloqueado pelo impedimento de seus escapes. O centro com pressão mantém ambas as câmaras alimentadas, o que permite interromper com precisão um cilindro sem haste, compensando eventuais perdas de ar no circuito.

Eletroválvulas 4V210-08 
Nas eletroválvulas, o sinal que origina a comutação é de natureza elétrica, excitando um solenoide que por ação magnética provoca o deslocamento de um núcleo móvel interno que habilita ou não a passagem do fluido.


2/2 duas vias / duas posições
Configuração do símbolo
a) Escape sem possibilidade de conexão (orifício sem rosca).




Curiosidades:
O termo pneumática é derivado do grego Pneumos ou Pneuma (respiração, sopro) e é definido como a parte da Física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gases ou vácuos. É também o estudo da conservação da energia pneumática em energia mecânica, através dos respectivos elementos de trabalho. Embora a base da pneumática seja um dos mais velhos conhecimentos da humanidade, foi preciso aguardar o século XIX para que o estudo do seu comportamento e propriedades se tornasse sistemático. Porém, pode-se dizer que somente após o ano de 1950 é que ela foi realmente introduzida no meio industrial. Hoje, o ar comprimido tornou-se indispensável, e nos mais diferentes ramos industriais instalam-se equipamentos pneumáticos. 


válvula solenoide 5/2 vias de alta ciclagem e baixa potencia SY5120-5LZD-01 SMC

válvula  solenoide 5/2 vias de alta ciclagem e baixa potencia VY5120-5LZD-01 GHPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário