terça-feira, 10 de novembro de 2015

Diagnosticar o momento correto de reparar ou substituir os produtos pneumáticos



É difícil estabelecer um período igual para a manutenção preventiva dos equipamentos pneumáticosNão há dúvida que a manutenção deve ser periódica, mas os intervalos devem ser indicados conforme as condições ambientais, como a existência de poeira, calores agentes corrosivos e outros. Pode-se dizer que, de um modo geral, para condições normais de trabalho, a manutenção pode ser feita em intervalos que variam entre 6 a 8 meses.
Na execução de um bom plano de Manutenção Preventiva, você deve saber o momento correto de efetuar o reparo ou substituição dos produtos pneumáticos de suas instalações, para trazer para a sua empresa o máximo dos benefícios possíveis:

• AUMENTAR A VIDA ÚTIL;
• AUMENTAR A CONFIABILIDADE;
• REDUZIR CUSTO DE INTERVENÇÃO EMERGENCIAL.
• MELHORAR A QUALIDADE;

Diagnosticar (detectar defeitos) em produtos pneumáticos e saber efetuar essas tarefas corretamente é fundamental para evitar erros como:

– NÃO substituir ou NÃO reparar produtos com potencial de quebra;
– Substituir SEM NECESSIDADE produtos dentro do prazo de vida útil e em bom estado.
A ação incorreta pode gerar:
– Perda de produtividade: interrupção da produção por parada de máquinas fora do previsto devido a quebra do produto;
– Custo Adicional de Mão de Obra: horas extras para intervenções de equipes de manutenção fora do expediente ou programação;
-Perda Econômica: trocar os elementos antes do necessário;
Em uma série de informativos, vamos demonstrar a você como evitar essas perdas e:
Quais os principais defeitos apresentados pelos produtos pneumáticos, como diagnosticar e prevenir;



VÁLVULA SOLENOIDE/ CILINDRO PNEUMÁTICOS/ TUBOS E CONEXÕES/ AR COMPRIMIDO

Os principais itens abordados quando da manutenção preventiva são:
- Cuidado na desmontagem das válvulas ou cilindros (na maioria das vezes trata-se de elementos mecanicamente perfeitos que necessitam apenas de limpeza), já que a falta de cuidado pode produzir avaria de uma guarnição ou peça, implicando a sua substituição;
- Verificação atenta do estado das guarnições que devem trabalhar perfeitamente até a próxima manutenção (uma guarnição que ainda não apresentou vazamento, mas tem indícios de desgaste deve ser substituída);
Falaremos sobre as famílias de produtos pneumáticos mais utilizados no ambiente industrial:
• Atuadores / Cilindros
• Eletro Válvulas
• Unidades de Conservação (filtros e reguladores)
• Tubos e conexões


MANUTENÇÃO 
PROCEDIMENTO

DIÁRIA

1.     Esvaziar a condensação no depósito de filtro, se não houver dispositivo de dreno automático.
2.     Controlar o nível de lubrificante.
SEMANAL
1.     Revisar se há sujeira e desajustes nos finais de curso.
2.     Ajustar os manômetros nos reguladores de pressão.
3.     Ajustar o funcionamento dos lubrificadores.
TRIMESTRAL
1.     Verificar se não existem perdas nas conexões. Reapertá-las se for preciso.
2.     Verificar se não existem perdas nas válvulas de escape.
3.     Limpar os cartuchos filtrantes e os silenciadores.
4.     Verificar o funcionamento dos dispositivos de dreno automático.
SEMESTRAL
1.     Fazer funcionar manualmente os cilindros pneumáticos, sem ar comprimido, para verificar possíveis desalinhamentos.
2.     Verificar perdas nas conexões e vedações.


Lembrando:

Todo equipamento pneumático deve ser estocado em lugar limpo e seco. Os equipamentos recuperados devem ficar em prateleiras limpas e secas e com batoques (tampões de plástico) nos orifícios das válvulas, cilindros, filtros, lubrificadores, reguladores de pressão, etc., para prevenir a entrada de poeira, limalhas, carepas e outros detritos. Os equipamentos devem ser armazenados um ao lado do outro e nunca um sobre o outro exceto se estiverem acondicionados em embalagens próprias de papelão ou madeira.

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