sexta-feira, 9 de outubro de 2015

TUBO VORTEX

Resfriador de Painel 

tubo de vórtice, também conhecido como “tubo de VORTEX”, é um dispositivo mecânico sem partes móveis que separa um AR COMPRIMIDO em um fluxo quente e outro frio. O fluxo frio, em particular, atrai a atenção de pesquisadores, pois pode atingir temperaturas dezenas de graus abaixo daquela do AR COMPRIMIDO que entra no tubo. O AR pressurizado é injetado tangencialmente em uma câmera de giro e é acelerado até uma rotação muito alta. Devido a um fechamento cônico regulável no final do tubo, somente a camada mais externa de AR COMPRIMIDO consegue escapar naquela extremidade. O restante do ar é forçado a retornar em um vórtice interno, de menor diâmetro. Este vórtice interno é composto de gás mais frio do que aquele que entra no tubo, e escapa por um orifício próximo ao ponto de entrada do ar comprimido.
Existem diferentes explicações para este efeito e ainda subsiste o debate sobre qual é a mais correta. Existe concordância quanto ao fato de que o ar dentro do tubo sofre, em sua maior parte, uma “rotação de corpo sólido”, o que simplesmente quer dizer que a velocidade angular do ar do vórtice interno é a mesma do vórtice externo. Isto não é o comportamento considerado usual em vórtices – onde o fluido interno gira mais rápido que o fluido externo. A rotação aproximadamente "de corpo sólido" do fluido se deve provavelmente ao longo tempo em que cada parte permanece no vórtice, permitindo que a fricção entre as camadas externas e internas tenha um efeito considerável. Também é geralmente aceito que existe um pequeno efeito do ar quente tentar “subir” para o centro, mas este efeito é desprezível se a turbulência for mantida mínima.

link do catalogo completo na foto
 catalogo
TUBO VORTEX


Curiosidades
tubo de vórtex foi inventado em 1933 pelo físico francês Georges J. Ranque. O físico alemão Rudolf Hilsch melhorou o projeto e publicou em 1947 um trabalho que atingiu um público maior. Chamou o dispositivo de “Wirbelrohr” (tubo de vortex).






Referências Bibliográficas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tubo_de_vortex

Nenhum comentário:

Postar um comentário