segunda-feira, 16 de maio de 2016

INDÚSTRIA 4.0

a próxima revolução industrial



O termo indústria 4.0 se originou a partir de um projeto de estratégias do governo alemão voltadas à tecnologia. O termo foi usado pela primeira vez na Feira de Hannover em 2011. Em Outubro de 2012 o grupo responsável pelo projeto, ministrado por Siegfried Dais (Robert Bosch GmbH)  e Kagermann (acatech) apresentou um relatório de recomendações para o Governo Federal Alemão, a fim de planejar sua implantação. Então, em Abril de 2013 foi publicado na mesma feira um trabalho final sobre o desenvolvimento da indústria 4.0. Seu fundamento básico implica que conectando máquinas, sistemas e ativos, as empresas poderão criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor que podem controlar os módulos da produção de forma autônoma. Ou seja, as fábricas inteligentes terão a capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.

A Indústria 4.0 irá transformar toda a cadeia produtiva: projeto, fabricação, operação e serviços de produtos e sistemas de produção estão em um novo momento de ruptura (revolução).
A conectividade e a interação entre máquinas e os seres humanos tornarão os sistemas de produção 30% mais rápido e 25% mais eficientes, possibilitando a customização em massa.
A produção será transformada, existirão instalações que comunicam para aumentar a flexibilidade, velocidade, produtividade e qualidade dos produtos e processos.
Na Alemanha, a Indústria 4.0 provocará ganhos de produtividade de 5 a 8% de produção ao longo de dez anos.
Embora a mudança completa em direção a Indústria 4.0 possa levar 20 anos para se concretizar, nos próximos 5 a 10 anos serão estabelecidos avanços importantes e novos vencedores e perdedores irão surgir.


Por que Indústria 4.0:
1ª Revolução Industrial - 1784 - Produção com uso de máquinas e uso da energia do vapor (Anterior: Força de tração animal e produção manual)
quando Henry Ford criou a linha de produção em massa, onde definimos a segunda Revolução Industrial, fazendo a produção empurrada, criando o conceito da produção em escala, reduzindo o custo e popularizando o produto, para que a massa trabalhadora pudesse adquirir, criando um ciclo virtuoso na indústria e na economia.

2ª Revolução Industrial - 1870 - Produção em massa/escala e uso da energia elétrica.
Esse período durou próximo de 60 anos (1913-1969), onde entramos na era da automação, sendo nossa terceira Revolução Industrial, que foi a implantação de computadores no chão-de-fábrica, colocando controles eletrônicos, sensores e dispositivos capazes de gerenciar uma grande quantidade de variáveis de produção, permitindo a tomada de decisões de controle de dispositivos de forma autônoma, o impacto foi a elevação da qualidade dos produtos, o aumento da produção, a gestão dos custos e a elevação da segurança na produção.

3ª Revolução Industrial - 1969 - Uso em escala da Eletrônica e IT nos sistemas de produção e gestão.
O período da terceira Revolução Industrial durou cerca de 40 anos (1969-2010), vemos que estes intervalos vêm diminuindo, inaugurando uma nova era, ainda em transição, cujo maior protagonista é a Internet, que já está consolidada entre as pessoas como um grande canal de comunicação convergente de todas as tecnologias, agora sendo colocado dentro da indústria com seus conceitos, adaptados a máquinas e equipamentos.

4ª Revolução Industrial - Atualmente - Inteligência artificial, conectividade e big data na fase de concepção e produção de bens e serviços.
A Indústria 4.0 ainda é mais um conceito do que uma realidade, mas está sendo motivada por três grandes mudanças no mundo industrial produtivo:
Avanço exponencial da capacidade dos computadores;
Imensa quantidade de informação digitalizada;
Novas estratégias de inovação (pessoas, pesquisa e tecnologia).
Entendendo a Indústria 4.0 como uma evolução dos sistemas produtivos industriais, podemos listar alguns benéficos previstos e já estudados e baseados no impacto nas plantas:
-Redução de Custos
-Economia de Energia
-Aumento da Segurança
-Conservação Ambiental
-Redução de Erros
-Fim do Desperdício
-Transparência nos Negócios
-Aumento da Qualidade de Vida
-Personalização e Escala sem Precedentes




Concluímos que a Indústria 4.0 é um novo conceito que seguramente será uma realidade, mudará a forma como lidamos hoje com a produção de bens de consumo e materiais, tendo uma melhor distribuição de riquezas e um planeta mais sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário